BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

Compressores de ar para Lean Construction



Poucos na indústria de construção realmente conhecem o que Lean Construction significa. Mas em breve todos irão saber. Esta é uma tendência mundial e irreversível. Especialmente no que se refere a obras de grande porte e com investidores internacionais, as exigências de conformidade com Lean Construction estarão mais e mais presentes. E isso é bom para todos, pois reduz o custo da obra, sem cortar a margem do executor. Aliás pode até aumentá-la, como veremos neste post.

A definição e conceitos envolvidos em Lean Construction nós já abordamos em nosso canal de Ferramentas para Construção.

Recapitulando, duas premissas fundamentais são a economia de espaço e a redução de etapas no processo. Um compressor de ar pode fazer diferença nisso? Se ele puder combinar mais de uma função, ou dispensar os processos relacionados ao consumo de óleo diesel, teremos um verdadeiro compressor de ar adequado à Lean Construction.

Existem modelos que além de fornecerem ar comprimido, integram no mesmo equipamento geradores de 12 kVA.

Eles aproveitam a potência do motor para gerar ar comprimido e ao mesmo tempo eletricidade para ferramentas, máquinas de solda de pequeno porte, bombas d’água e iluminação.

Tais tipos de compressores de ar são alimentados por diesel, mas existem também compressores portáteis alimentados por eletricidade, que eliminam diversas questões relacionadas ao uso de combustíveis fósseis. Além de não emitirem poluentes, evitam os custos de manutenção mais comuns nos motores diesel: bomba injetora, bicos, danos causados ao motor de partida, devido ao excesso de tentativas para o motor “pegar”, troca de baterias, filtro separador de condensados e filtros de combustível entre outros.

Também ocupam menos espaço. O modelo XATS 900E da Atlas Copco por exemplo é 50% menor do que um compressor de mesma potência equivalente a diesel. E como este combustível não é usado, o espaço para armazenagem é poupado além de todos os processos relacionados ao transporte, descarga do caminhão para os tanques e deles para os equipamentos.


Menos espaço e menos processos para gerenciar permitem que uma obra termine mais rápido, melhorando o fluxo de caixa do construtor e suas margens.


Com os novos programas de parceria de investimento do governo, a tendência é a entrada de cada vez mais capital estrangeiro no setor de construção. Junto com ele, virão também algumas práticas e processos adotados na Europa, Ásia e EUA, como certificação LEED e conformidade com Lean Construction. Isto é positivo para nossa indústria da construção, pois estimulará seu aperfeiçoamento e privilegiará os mais competentes.


 
Carregando busca...
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: